Definição – O que significa o X Client?
Cliente X refere-se ao programa de aplicativo que é exibido em um servidor X, embora este programa de aplicativo seja separado daquele servidor. Todos os programas aplicativos executados em uma GUI fornecida pelo X Window Sytem, que é virtualmente qualquer GUI empregada no Linux, bem como em outros sistemas operacionais do tipo Unix, são considerados um cliente X. Portanto, Apache, OpenOffice, gFTP, gedit, GIMP, Xpdf e rCalc são normalmente clientes X se empregados em tais sistemas operacionais.
Definirtec explica o cliente X
Um servidor X refere-se a um programa aplicativo no Sistema X Window que é operado em máquinas locais. O servidor X gerencia todos os acessos às telas de exibição, placas gráficas e dispositivos de entrada (como um mouse ou teclado) nesses computadores para as GUIs. O X Window System, também conhecido simplesmente como X, é um sistema cliente-servidor abrangente e gratuito usado para gerenciar GUIs em computadores individuais, bem como em redes de computadores.
Na arquitetura cliente-servidor padrão, o programa cliente é implementado no sistema local e o programa servidor é implementado no sistema local ou no sistema remoto, ou seja, qualquer outro sistema na rede de computadores. No entanto, no X Window System, essa arquitetura é invertida, onde cada sistema local implementa o programa do servidor X e acessa os aplicativos cliente X operando exatamente no mesmo sistema ou em outro sistema remoto. Como resultado, não há necessidade de os programas aplicativos estarem cientes das especificações dos monitores, placas gráficas e outro hardware instalado. Isso simplifica a criação de tais programas e facilita seus serviços a vários usuários na rede simultaneamente.
Um dos principais recursos do X Window System é sua transparência de rede. Isso significa que praticamente qualquer cliente X pode operar no sistema local ou no sistema remoto sem exibir qualquer impacto evidente sobre os usuários na maioria dos casos. Isso oferece vários benefícios importantes, como maior intuitividade para usuários comuns e gerenciamento simplificado.