Definição – O que significa o Tratado de Prestações e Fonogramas da WIPO (WPPT)?
O Tratado de Performances e Fonogramas da WIPO (WPPT) é um acordo internacional da Organização Mundial de Propriedade Intelectual que complementa a Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Convenção de Berna) e a Convenção Internacional para a Proteção de Artistas, Produtores de Fonogramas e Organizações de radiodifusão (Convenção de Roma). Como o Tratado de Direitos Autorais da WIPO (WCT), o WPPT foi criado para lidar com as mudanças na tecnologia e comunicações digitais, particularmente a distribuição de obras protegidas digitalmente pela Internet.
O WPPT é implementado nos EUA como Digital Millennium Copyright Act (DMCA).
Definirtec explica o Tratado de Performance e Fonogramas da WIPO (WPPT)
Conhecidos como Tratados da Internet, o WPPT e o WCT foram promulgados para responder aos novos mercados e desenvolvimentos de tecnologia, onde uma quantidade cada vez maior de trabalhos protegidos por direitos autorais é distribuída em formato digital. O WPPT foi criado para atualizar os tratados e regulamentos de direitos autorais da WIPO, principalmente com o rápido desenvolvimento de novos mercados, distribuição, métodos de uso e tipos de obras.
O WPPT foi adotado por consenso de 100 estados membros da União Européia (UE) em Genebra, Suíça, em 20 de dezembro de 1996. Naquela época, as Convenções de Berna e Roma não eram modificadas há 25 anos.