Definição – o que significa o Windows NT (WinNT)?
O Windows NT é uma família de sistemas operacionais desenvolvidos pela Microsoft que apresentava recursos de multiprocessamento, independência de processador e suporte multiusuário. A primeira versão foi lançada em 1993 como Windows NT 3.1, que foi produzida para servidores e estações de trabalho. Ele foi projetado para complementar as versões de consumidor do sistema operacional Windows baseado em MS-DOS que a Microsoft lançou (do Windows 1.0 a 3.1x).
Definirtec explica o Windows NT (WinNT)
O Windows NT foi o predecessor do Windows 2000. Na verdade, havia duas versões do Windows NT: a primeira era o Windows NT Server, que foi o primeiro sistema operacional puramente de 32 bits desenvolvido pela Microsoft, e a segunda foi o Windows NT voltado para o consumidor Workstation, que estava disponível nas versões de 16 e 32 bits.
O principal recurso de design do Windows NT era a portabilidade de software e hardware, com várias versões sendo lançadas para arquiteturas de processador específicas. O objetivo principal era ter uma base de código comum que contivesse uma camada de abstração de hardware (HAL) feita para cada plataforma. O Windows NT prometia rodar em tudo, então ampla compatibilidade de software foi feita através do suporte de várias “personalidades” de API, a saber, Windows API, POSIX API e OS / 2 API; A compatibilidade do MS-DOS foi adicionada por meio de uma máquina virtual DOS.
O Windows NT oferece suporte às seguintes arquiteturas de processador:
- MIPS
- IA-32
- DEC Alpha
- Itanium
- ARM
- PowerPC
- X86-64