Definição – O que significa o Minidump do Windows?
Um minidespejo do Windows é um pequeno arquivo gerado sempre que o sistema operacional Windows encontra um erro inesperadamente, como durante travamentos da “tela azul da morte” (BSoD). O arquivo contém informações sobre a natureza do erro, como o estado do sistema imediatamente antes e, possivelmente, durante a falha. Ele contém informações como serviços e processos em execução, bem como os recursos que estão sendo usados por cada um.
Definirtec explica o Windows Minidump
Um minidespejo do Windows é um arquivo criado para ajudar um usuário a diagnosticar as circunstâncias por trás de uma falha, especificamente no sistema operacional Windows. Ele contém informações valiosas sobre o sistema antes e durante a falha para ajudar a identificar o problema. Informações como aplicativos e programas em execução, consumo de recursos e estado do processador podem ser vistos no arquivo minidespejo. Um minidespejo pode não conter tantas informações quanto um arquivo de despejo de memória completo, mas geralmente é suficiente para ajudar a diagnosticar um problema rapidamente. Outros aplicativos também são capazes de criar minidespejos que contêm vários tipos de informações.
Para ler um arquivo de minidespejo, os binários e arquivos de símbolo devem estar disponíveis para o software depurador. O Windows, principalmente 2000 e XP, possui um depurador de minidespejo integrado chamado dumpchk. O arquivo de minidespejo do Windows está localizado na subpasta “minidespejo” da pasta de sistema do Windows (por exemplo, “C: Windows minidespejo”) e é semelhante a este: Mini030915-01.dmp. Os primeiros dois dígitos (“03”) representam o mês, o segundo (“09”) para o dia e o terceiro (“15”) para o ano. O “-01” representa o número do arquivo de minidespejo caso mais de um arquivo tenha sido criado no mesmo dia.