Definição – O que significa o Windows 2000 (W2K)?
O Windows 2000 é um sistema operacional projetado pela Microsoft para executar programas aplicativos, armazenar arquivos, oferecer suporte à rede e fornecer outros recursos como multimídia e entretenimento. Ele foi originalmente chamado de Windows NT 5.0, pois foi o sucessor do Windows NT 4.0. O Windows 2000 foi lançado em 17 de fevereiro de 2000
As versões do Windows 2000 incluem Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server. Os aplicativos Microsoft Management Console e System Administration, junto com alguns outros componentes principais, permanecem os mesmos em todas as quatro versões. Novas tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, novos requisitos de internacionalização e recursos específicos do local, muitos novos módulos adicionados no Windows 2000. Os outros recursos suportados no Windows 2000 são o sistema de arquivos NTFS 3.0, sistema de arquivos criptografados, armazenamento em disco dinâmico, serviços de diretório ativo e distribuído Sistema de arquivo.
O Windows 2000 é comumente conhecido como Win2k.
Definirtec explica o Windows 2000 (W2K)
O Windows 2000 oferece uma série de recursos em comparação com seus predecessores. Atualização da área de trabalho do Windows, Internet Explorer 5, suporte do sistema FAT32, Outlook Express, Compartilhamento de conexão, Reunião de rede, Modelo de driver do Windows, Windows Media Player são alguns dos novos recursos incorporados no Windows 2000. Também foi a primeira versão a oferecer suporte à hibernação independente de hardware . Foi desenvolvido um sistema de proteção de arquivos que permite que apenas programas baseados no sistema operacional, como o Windows Installer e o Registro, façam alterações nos arquivos centrais do sistema operacional Windows. O Verificador de arquivos do sistema usa uma verificação de integridade para determinar se os arquivos centrais do sistema operacional foram modificados e o usuário sempre pode se livrar do arquivo adulterado, substituindo-o pelo arquivo original com a ajuda de DLLCACHE.
A API Plug and Play foi adicionada ao Windows 2000 que permite a detecção de qualquer hardware e sua localização de driver automaticamente (pelo menos em teoria). Ele também ouve notificações enviadas pelo dispositivo PnP. A interface gráfica do usuário (GUI) foi aprimorada em aparência por meio de elementos GUI transparentes, translúcidos e alfa combinados que podem ser associados a janelas de nível superior. Ele introduziu um novo modelo de personalização conhecido como Active Desktop, que permite ao usuário alterar a aparência de arquivos e pastas usando modelos de aparência baseados em HTML com uma extensão HTT.