Wi-fi5

Definição – O que significa Wi-Fi5?

Wi-Fi5 representa produtos de LAN sem fio baseados na especificação IEEE 802.11a operando em faixas de radiofrequência de 5 GHz. No entanto, hoje, todos os produtos baseados em 802.11 são genericamente chamados de Wi-Fi.

Definirtec explica Wi-Fi5

O Wi-Fi5 inclui uma faixa estreita de tecnologia de conectividade, incluindo LANs sem fio (WLANs) com base nos padrões IEEE 802.11. Ele também fornece conectividade dispositivo a dispositivo e tecnologias que suportam conexões de rede de área pessoal e LAN. Os produtos Wi-Fi5 em conformidade com os testes de interoperabilidade da Wi-Fi Alliance usam com sucesso a designação de certificação Wi-Fi. Dispositivos compatíveis e certificados com Wi-Fi5 são implantados em vários videogames, computadores pessoais, câmeras digitais, smartphones, impressoras, etc. os dispositivos se conectam à Internet quando estão dentro do alcance de redes sem fio conectadas à Internet. A cobertura dos pontos de acesso, normalmente chamados de hotspots, varia de salas pequenas a grandes áreas. Eles também são usados ​​em campi e dentro dos limites da cidade. Eles fornecem acesso público gratuito ou acesso baseado em requisitos específicos para assinantes. Também é possível conectar dispositivos Wi-Fi em modos ad hoc para conexões entre clientes sem roteadores. O Wi-Fi5 permite a comunicação direta de um computador para outro sem envolver um ponto de acesso e é denominado modo ad hoc de transmissão Wi-Fi5. A Wi-Fi Alliance também promove uma especificação direta de Wi-Fi5 para transferência de arquivos e compartilhamento de mídia. Ele permite a implantação de dispositivos WLAN, reduzindo assim o custo de expansão e implantação de rede. WLANs são amplamente utilizadas na infraestrutura corporativa. As versões atuais da criptografia de acesso protegido por Wi-Fi5 são seguras e fornecem aos usuários senhas fortes. As redes Wi-Fi5 têm alcance limitado. Os roteadores sem fio geralmente têm alcances de 120 metros em ambientes internos e 300 pés em ambientes externos. Os intervalos suportados também variam com a banda de frequência. Eles têm um consumo de energia bastante alto em comparação com seus padrões de contrapartida.

Diferentes partes do mundo usam diferentes partes do espectro disponível. Assim, a localização geográfica determina a porção disponível da banda de 5 GHz. Nos EUA, a Federal Communications Commission (FCC) alocou todas as 3 bandas para transmissão não licenciada. No entanto, na Europa, apenas as bandas baixa e média são fornecidas gratuitamente. O Wi-Fi5 usa multiplexação por divisão de frequência ortogonal, que é um novo esquema de codificação que oferece benefícios sobre o espectro espalhado em disponibilidade de canal e taxa de dados. A disponibilidade do canal é importante, pois o número de canais é diretamente proporcional à escalabilidade da rede sem fio. Altas taxas de dados são obtidas pela combinação de subportadoras de baixa velocidade para criar um canal de alta velocidade.