Definição – o que significa Whitelist?
Uma whitelist é uma lista de entidades aprovadas para acesso autorizado ou associação com privilégios para entrar em uma área específica no mundo da computação. Essas entidades podem incluir organizações ou grupos eletrônicos, sites privilegiados ou até mesmo endereços de e-mail.
A lista de permissões também pode se referir a uma promoção ou reconhecimento acionável de uma organização, grupo ou indivíduo.
Este termo também pode ser conhecido como uma lista aprovada.
Definirtec explica Whitelist
Às vezes, os provedores de serviços de Internet empregam listas brancas para proteger seus clientes. Existem vários tipos de listas brancas, incluindo listas de permissões comerciais, não comerciais, de rede local (LAN), programas e aplicativos. Em vez de colocar sites prejudiciais na lista negra, a lista branca é considerada uma medida proativa. A lista de permissões é usada para permitir o acesso a sites pertinentes e seguros, que podem ser considerados uma alternativa ao uso de software anti-malware.
Com relação aos e-mails, uma lista de permissões inclui endereços de e-mail que são considerados aceitáveis e, portanto, não são filtrados. Da mesma forma, as listas de permissões de aplicativos são consideradas uma medida de proteção para permitir apenas aplicativos seguros que não comprometam as funções ou a segurança do computador. As listas de permissões organizacionais são usadas para garantir que instituições como escolas públicas protejam seus alunos contra sites prejudiciais. Essas organizações podem permitir ou colocar na lista de permissões apenas os sites que promovam objetivos organizacionais, como aqueles que auxiliam os alunos nas tarefas de sala de aula.
As listas de permissões comerciais são usadas para garantir que os anunciantes estejam entregando conteúdo com sucesso para seus clientes preferenciais. As listas de permissões não comerciais também podem ser geradas por organizações sem fins lucrativos.
A lista negra é o oposto da lista branca e se refere a uma lista de entidades que são negadas, condenadas ao ostracismo ou não reconhecidas para acesso ao mundo da computação.