Definição – O que significa Web Semântica?
A Web Semântica é uma malha de dados que são associados de tal forma que podem ser facilmente processados por máquinas em vez de operadores humanos. Pode ser concebido como uma versão estendida da World Wide Web existente e representa um meio eficaz de representação de dados na forma de um banco de dados globalmente vinculado. Ao apoiar a inclusão de conteúdo semântico em páginas da Web, a Web Semântica visa a conversão da Web atualmente disponível de documentos não estruturados em uma Web de informações / dados.
O termo Web Semântica foi cunhado por Tim Berners-Lee.
Definirtec explica a Web Semântica
A Web Semântica é conduzida pelo World Wide Web Consortium (W3C). Ele se baseia no Resource Description Framework (RDF) do W3C e geralmente é projetado com sintaxes que usam Uniform Resource Identifiers (URIs) para representar dados. Essas sintaxes são conhecidas como sintaxes RDF. A inclusão de dados em arquivos RDF permite que programas de computador ou web spiders pesquisem, descubram, coletem, avaliem e processem os dados na web.
O principal objetivo da Web Semântica é desencadear a evolução da Web existente para permitir aos usuários pesquisar, descobrir, compartilhar e juntar informações com menos esforço. Os humanos podem usar a Web para executar várias tarefas, como reservar bilhetes online, pesquisar diferentes informações, usar dicionários online, etc. Mesmo assim, as máquinas não são capazes de realizar nenhuma dessas tarefas sem intervenção humana porque as páginas da Web são feitas para ser lido por humanos, não por máquinas. A Web Semântica pode ser considerada uma visão de futuro em que os dados podem ser interpretados rapidamente por máquinas, permitindo-lhes realizar inúmeras tarefas tediosas relacionadas com descobrir, combinar e agir sobre a informação disponível na web.
A Web Semântica é um processo que permite que as máquinas compreendam e reajam rapidamente a solicitações humanas complicadas, sujeitas ao seu significado. Esse tipo de compreensão exige que as fontes de informação adequadas sejam semanticamente estruturadas, o que é uma tarefa difícil.