Um anel web é uma coleção de websites, geralmente relacionados de alguma forma, que estão interligados em uma estrutura de “anel”. Os visitantes de qualquer website do anel podem navegar para qualquer outro website do anel simplesmente seguindo os links.
Os anéis da web são uma das primeiras formas de comunidade web, e foram particularmente populares no final dos anos 90. Eles caíram em desuso no início dos anos 2000, à medida que outras formas de comunidade web, tais como as redes sociais, se tornaram mais populares. O que é a Yesterweb? A Yesterweb é um navegador da web que viaja no tempo e que permite aos usuários visualizar páginas da web do passado. Foi criado por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego, a fim de estudar como a World Wide Web evoluiu ao longo do tempo. A Yesterweb tem sido usada para estudar o desenvolvimento de comunidades online, a disseminação de desinformação, e a evolução do web design.
Como se faz uma webring?
Uma webring é uma coleção de sites, geralmente relacionados de alguma forma, que estão ligados em um anel. Um visitante de um site no ringue pode então navegar facilmente para qualquer outro site no ringue.
Existem algumas maneiras diferentes de criar uma webring. Um método popular é usar um serviço de gerenciamento de webring como o RingSurf ou Webring.org. Estes serviços fornecem ferramentas para ajudá-lo a configurar e gerenciar sua webring, e também listam sua webring em seu diretório para que as pessoas possam encontrá-la.
Outra forma de criar uma webring é fazê-lo manualmente. Isto envolve criar uma página no seu site que lista todos os sites na webring, e depois adicionar código a cada um desses sites que ligam de volta para a página principal da webring. Isto pode ser um pouco mais de trabalho para configurar, mas tem a vantagem de estar completamente sob seu controle.
De qualquer forma, uma vez que a sua webring esteja configurada, você precisará promovê-la para que as pessoas saibam que ela existe. Você pode fazer isso adicionando um link para sua webring em seu próprio website, e também enviando-o para os diretórios de webring.