Definição – o que significa Dark Web?
A dark Web é composta de sites que são visíveis ao público, mas seus detalhes de endereço IP são intencionalmente ocultados. Esses sites podem ser visitados por qualquer pessoa na Internet, mas não é fácil encontrar os detalhes do servidor no qual o site correspondente está sendo executado, e é difícil rastrear aquele que hospeda o site.
O conceito dark Web pode ser alcançado com a ajuda de ferramentas de anonimato. Algumas ferramentas populares são Tor e I2P. A dark Web é popular tanto para o mercado negro quanto para a proteção do usuário, portanto, tem aspectos positivos e negativos.
Definirtec explica Dark Web
A dark Web garante a privacidade, ocultando efetivamente do público os detalhes do servidor ou IP. A dark Web requer tipos especiais de software para ser acessada. Este software atua como um portal para a dark Web. Uma vez que o usuário tenha acesso, todos os sites dark e outros serviços podem ser acessados de forma simples com a ajuda de navegadores.
A dark Web inclui uma ampla gama de redes, desde pequenas redes amigo-a-amigo / ponto-a-ponto até redes grandes e populares, como Freenet, I2P e Tor, operadas por organizações públicas e indivíduos. Algumas das categorias de serviços ocultos baseados na Web incluem:
- Drogas
- Fraude
- Jogos de azar
- Conversando
- hacker
- Hosting
- Procurar
- Anonimato
- Whistleblower
A maioria dos sites dark não é diretamente acessível por meio de uma pesquisa normal feita por meio de um mecanismo de pesquisa; eles efetivamente se escondem. Eles são acessíveis apenas se os endereços desses sites forem conhecidos pelo usuário. Alguns métodos que ocultam sites de pesquisas normais são:
- Web privada que requer registro
- A Web contextual varia de acordo com o IP
- Conteúdo de acesso limitado em que o acesso é limitado a determinados conteúdos licenciados
- Conteúdo com script que é acessível apenas por links gerados por JavaScript ou baixados dinamicamente de servidores da Web
- Conteúdo não HTML / texto
- Software em que os dados são intencionalmente ocultos da Internet normal e disponibilizados apenas com software especial, como Tor, I2P ou outro software darknet
- Arquivos da web que são versões arquivadas de páginas da web, incluindo sites que se tornaram inacessíveis e não são indexados por mecanismos de pesquisa como o Google
Os setores que operam na dark Web são conhecidos como mercados de darknet; isso inclui vendas no mercado negro de produtos ilegais, para ficarem escondidos dos governos e agências de segurança. A dark Web também é usada de outras maneiras, como comunicação entre denunciantes e proteção de usuários contra ataques ou vigilância para garantir a privacidade na comunicação. Mas a dark Web é usada principalmente em mercados negros, pois promete anonimato total.