Definição – O que significa Watchdog Timer (WDT)?
Um watchdog timer (WDT) é um dispositivo de cronometragem embutido que solicita automaticamente a ação corretiva após a detecção de mau funcionamento do sistema. Se o software travar ou for perdido, um WDT redefine o microcontrolador do sistema por meio de um contador de 16 bits.
Computadores sem WDTs embutidos geralmente requerem placas de expansão WDT instaladas.
Um WDT também é conhecido como temporizador de computador funcionando corretamente (COP).
Definirtec explica Watchdog Timer (WDT)
Um WDT permite a autossuficiência do sistema embarcado de duas maneiras:
- Detecta falhas ou erros do sistema, incluindo erros de programação, travamentos de software, falhas de código ou picos de energia.
- Reinicia os sistemas operacionais e retoma a atividade normal do programa por meio do sinal de reinicialização embutido em uma CPU ou chip microcontrolador especializado. Este processo de reinicialização também é conhecido como alimentar o cão de guarda, chutar o cão, acordar o cão de guarda ou acariciar o cão.
Um WDT pode monitorar outro para garantir tarefas de dados salvas e concluídas dentro de um período designado, esta cascata de WDT garante que quando uma falha do sistema está sendo monitorada por um WDT, que o próprio WDT não trave também.
O WDT fornece recursos adicionais, como segue:
- O código de sandbox não confiável pode ser testado por um WDT altamente complexo para segurança do sistema.
- Se um site não carregar normalmente, um WDT gera automaticamente a funcionalidade de atualização do navegador da web.
Os WDTs podem existir no software, como um microprocessador de hardware separado ou como um subprocessador microcontrolado dentro de uma CPU ou outras partes do chipset.