Definição – o que significa VT100?
O VT100 foi um terminal de vídeo de computador desenvolvido pela Digital Equipment Corporation (DEC) e lançado em agosto de 1978. Foi um dos primeiros terminais a oferecer suporte total aos códigos de escape ANSI para controlar o cursor e realizar outras tarefas. Ele também tinha códigos estendidos especiais para outros recursos especiais, como aqueles que controlavam as várias lâmpadas LED no teclado. Começando com o VT100, a série de terminais VT se tornou muito popular, levando à rápida aceitação do padrão ANSI, que então o tornou o padrão de fato usado em emuladores de terminal.
Definirtec explica VT100
O VT100 foi o primeiro terminal na linha de terminais VT da DEC que se tornou popular, a partir de sua introdução em 1978. O terminal se comunicava com seu sistema de computador host por meio de linhas seriais usando o conjunto de caracteres ANSI e sequências de controle. O VT100 fez muitas coisas primeiro. Conforme mencionado anteriormente, foi um dos primeiros a usar ANSI como padrão para a entrada de caracteres; foi também o primeiro terminal a usar “renderizações gráficas” para coisas como piscar, negrito e sublinhado, e vídeo reverso em par com telas de 80 ou 132 colunas; e, finalmente, foi o primeiro terminal da DEC a ser baseado em um microprocessador padrão da indústria, o Intel 8080. Por causa disso, tornou-se a plataforma sobre a qual a DEC construiria outros produtos.
Algumas variantes de VT incluem:
- VT101 – Custo reduzido, versão subsequente não expansível, mas muito semelhante ao VT100
- VT102 – Tinha a opção de vídeo avançada (AVO) e uma porta de impressora serial pré-instalada
- VT105 – Contém um subsistema gráfico chamado waveform graphics
- VT125 – Tinha o Conjunto de Instruções Gráficas Remotas com eficiência de bytes (ReGIS)
- VT103 – Inclui um compartimento de placa e um painel traseiro 4×4 Q-Bus, que pode configurar um sistema LSI-11 dentro de seu gabinete. Ele também suportava uma unidade de fita de cartucho endereçável de bloco duplo TU58 DECtape II opcional
- VT180 – codinome Robin, continha um microcomputador de placa única Zilog Z80
- VT278 (DECmate) – Tinha o processador PDP-8, o que permitia ao terminal rodar o processador de texto WPS-8