Definição – o que significa VP9?
VP9 é uma tecnologia de codec de vídeo desenvolvida pelo Google. VP9 é uma tecnologia de código aberto e está livre de taxas de royalties. O codec VP9 é usado principalmente para streaming de vídeos pela Internet e afirma reduzir a taxa de bits das transmissões de vídeo em 50%, mantendo uma alta qualidade. O codec VP9, que é uma melhoria em relação ao codec VP8 e era anteriormente denominado “NGOV” (Next Generation Open Video), é compatível com o navegador Chrome e o YouTube. É um formato nativo em HTML5 e funciona com áudio Opus e codecs Ogg Vorbis.
Definirtec explica VP9
O formato de vídeo VP9 é uma tecnologia de compressão de vídeo livre de royalties que está contida no projeto de código aberto WebM patrocinado pelo Google junto com o VP8. O codec VP9 é semelhante ao codec HEVC (H.265) e oferece suporte ao processamento paralelo. Ele é capaz de reduzir a taxa de bits para a metade da figura original sem afetar a qualidade do vídeo e permite melhor streaming para dispositivos de baixo custo, como smartphones. É capaz de compactar arquivos de vídeo e streams com resolução de 4K.
Um codec de vídeo compacta o vídeo bruto usando um algoritmo para torná-lo apto para transmissão pela Internet. Um vídeo ultra HD possui uma grande quantidade de informações, dificultando a transmissão pela Internet. VP9 fornece uma maneira eficiente de compactar esses arquivos de vídeo grandes sem perder muito da qualidade. Com o VP9, é possível transmitir um vídeo 720p em um canal que anteriormente só podia lidar com vídeos 480p.
Ele usa um superbloco de 64 × 64 que é subdividido em blocos menores para compressão. Suporta quatro tamanhos de transformação: 32 × 32, 16 × 16, 8 × 8 e 4 × 4. O codec VP9 codifica cada quadro em três seções, a saber, o cabeçalho não compactado, o cabeçalho compactado e os dados do quadro compactado.
O codec VP9 já é compatível com muitos streams do YouTube e serviços de vídeo Netflix. Foi anunciado que o YouTube usará VP9 como formato padrão. É suportado por muitos gigantes da tecnologia como LG, Panasonic, Sony, ARM, Broadcom, Samsung, Qualcomm, NVIDIA, Mozilla, Toshiba e muitos mais. O principal concorrente do codec VP9 é o HEVC – High Efficiency Video Coding ou o H.265, que não é um codec de código aberto. As soluções de codificador VP9 também são fornecidas por muitos fornecedores.