Definição – O que significa Votação Eletrônica (E-Voting)?
A votação eletrônica é quando um eleitor dá uma cédula por meio de um sistema digital em vez de no papel. Até o início do século 21, o voto eletrônico não existia e as cédulas de papel eram o único meio de registrar os votos. No entanto, desde o final dos anos 1990 / início dos anos 2000, o voto eletrônico se tornou mais popular e avançou, apesar de muitas preocupações em torno de auditoria e transparência.
Definirtec explica Votação Eletrônica (E-Voting)
A votação eletrônica é freqüentemente facilitada por sistemas de hardware de quiosque que são introduzidos nas seções eleitorais. Essas máquinas normalmente incluem uma interface de tela de toque interativa por meio da qual os eleitores podem votar.
Entre as muitas questões de segurança e precisão citadas com a votação eletrônica está a questão de saber se há uma maneira de observar com precisão os resultados da votação e testar se cada voto foi registrado. Sem um backup em papel, auditorias precisas podem ser difíceis. Embora alguns sistemas possam ter registro de eventos à prova de falhas, nem todos têm, e isso levou à ideia de que a votação eletrônica deveria ser reduzida ou melhor regulamentada nas eleições. Por exemplo, muitos funcionários eleitorais citaram uma diferença entre o número físico de pessoas que vão a um local de votação e o número de votos lançados, perguntando por que alguém iria a um local de votação para registrar um voto vazio.
Outro problema com as máquinas envolve o acesso. Sempre que funcionários de uma determinada parte passam algum tempo a sós com as máquinas, existe a possibilidade de adulteração ou fraude. Os críticos apontam coisas como a disponibilidade de portas de unidade flash USB nas urnas eletrônicas como uma maneira fácil de adulterar o sistema. Em geral, as muitas incógnitas desses tipos de sistemas levaram a um grande debate sobre se eles deveriam ou não ser usados nas eleições.