Uma rede local virtual (VLAN) é uma rede lógica que é criada em cima de uma rede física. As VLANs permitem aos administradores de rede segmentar o tráfego de rede e melhorar o desempenho e a segurança da rede.
As VLANs são criadas adicionando tags de VLAN, também conhecidas como tags 802.1Q, aos pacotes. As tags de VLAN são usadas para identificar pacotes que pertencem a uma determinada VLAN. Quando um pacote com uma tag VLAN chega a um switch, o switch usa a tag VLAN para determinar para qual VLAN o pacote deve ser encaminhado.
As VLANs podem ser usadas para segmentar o tráfego da rede por departamento, por aplicação, ou por qualquer outro critério importante para a organização. Por exemplo, uma VLAN pode ser criada para o departamento de contabilidade que inclui todos os dispositivos desse departamento. Todos os dispositivos da VLAN de contabilidade serão capazes de se comunicar uns com os outros, mas serão isolados do resto da rede. Este isolamento pode melhorar o desempenho e a segurança da rede. A VLAN é um hardware ou software? Uma VLAN é uma LAN virtual criada por software (geralmente um roteador ou switch) que pode segmentar uma rede física em múltiplas redes lógicas. As VLANs podem ser usadas para segmentar uma rede por função, departamento ou qualquer outro critério que faça sentido para a organização.
Quais são os benefícios da VLAN?
Uma VLAN é uma LAN virtual que permite que dispositivos em LANs físicas diferentes se comuniquem como se estivessem na mesma LAN. Isto pode ser útil para isolar dispositivos em uma LAN uns dos outros, ou para criar LANs separadas para diferentes departamentos ou grupos de usuários.
As VLANs podem melhorar o desempenho da rede reduzindo o tráfego de broadcast e colisões, e permitindo um controle mais fino do fluxo de tráfego. Elas também podem facilitar a gestão de uma rede através do agrupamento lógico de dispositivos. Como é criada a VLAN? Uma VLAN é criada adicionando portas em um switch para uma VLAN. As portas podem ser portas físicas no switch ou podem ser portas lógicas, que são criadas pelo software do switch.
O que é VLAN em termos simples?
Uma VLAN (Virtual Local Area Network) é um grupo lógico de dispositivos em uma rede física. As VLANs são usadas para segmentar uma rede em pedaços menores e mais gerenciáveis. Dispositivos na mesma VLAN podem se comunicar uns com os outros, mas dispositivos em VLANs diferentes não podem se comunicar diretamente entre si.
As VLANs são criadas pela adição de uma etiqueta de VLAN a cada pacote de rede. A etiqueta da VLAN diz aos dispositivos de rede para qual VLAN o pacote deve ser roteado. As etiquetas de VLAN são adicionadas por switches, e cada switch pode ter diferentes configurações de VLAN.
As VLANs podem ser usadas para segmentar uma rede em diferentes departamentos, locais ou até mesmo níveis de segurança. Por exemplo, uma empresa pode ter uma VLAN para o departamento de vendas, outra VLAN para o departamento de contabilidade, e uma terceira VLAN para o departamento de TI.
As VLANs também podem ser usadas para melhorar o desempenho da rede. Ao segmentar a rede em partes menores, o tráfego pode ser reduzido em toda a rede.
As VLANs não estão limitadas a redes físicas. Elas também podem ser usadas em redes virtuais, como uma rede privada virtual (VPN).
A VLAN é um switch ou router?
As VLANs (Virtual Local Area Networks) são construções de camada 2 que são criadas com o propósito de segmentar logicamente uma rede. As VLANs são implementadas usando software ou hardware e são suportadas pela maioria dos roteadores e switches.