Definição – O que significa o Vim?
Vim, que significa Vi Improved, é um popular editor de texto de código aberto. É um clone do editor de texto Unix Vi. Originalmente escrito para o Amiga em 1988, está disponível para quase todos os sistemas operacionais. O Vim é particularmente popular entre usuários Linux.
Definirtec explica Vim
Vim é um editor de texto originalmente escrito por Bram Moolenar. O editor é um clone do Vi, um editor de texto Unix escrito pelo cofundador da Sun Microsystems Bill Joy quando ele era um estudante de graduação na UC Berkeley no final dos anos 1970. Vi apareceu originalmente como parte da Berkeley Software Distribution of Unix, ou BSD.
Moolenar escreveu originalmente o Vim para o Commodore Amiga em 1988, mas o editor tornou-se amplamente disponível para quase todos os sistemas operacionais em uso atualmente. Ele está disponível para Mac OS X, Windows e quase todas as distribuições do Linux têm o Vim em seus repositórios de gerenciamento de pacotes. O Vim é de código aberto e, embora seja distribuído gratuitamente, os usuários são incentivados a fazer uma doação para crianças em Uganda.
Ao contrário de um processador de texto, o Vim edita arquivos em texto simples. É usado principalmente para escrever programas.
Como seu predecessor, Vi, o Vim é caracterizado por sua interface de usuário modal. Os usuários se movem e selecionam o texto no “modo de comando”, enquanto a edição é feita no “modo de inserção”. Os proponentes do Vim dizem que este método é muito eficiente porque os comandos estão principalmente na linha inicial do teclado.
O Vim permite um alto grau de personalização. Os usuários podem definir macros para personalizar seus mapeamentos de teclas, bem como automatizar tarefas de edição. Ele também oferece suporte a realce de sintaxe para a maioria das linguagens de programação, incluindo C, Python e HTML.
Os usuários do Vim também têm rivalidade com os usuários de outro editor popular em sistemas Unix / Linux, o Emacs. Isso é conhecido como “guerra do editor”. Uma pesquisa do Linux Journal em 2006 mostrou que o Vim era o editor de texto mais popular do Linux. Uma pesquisa Stack Overflow de 2016 com desenvolvedores descobriu que era o quarto ambiente de desenvolvimento mais popular no geral, atrás do Notepad ++, Visual Studio e Sublime Text.