Definição – o que significa visualização de software?
A visualização de software é a prática de criar ferramentas visuais para mapear elementos de software ou de outra forma exibir aspectos do código-fonte. Isso pode ser feito com todos os tipos de linguagens de programação de maneiras diferentes, com diferentes critérios e ferramentas.
A ideia fundamental por trás da visualização de software é que, ao criar interfaces visuais, os criadores podem ajudar os desenvolvedores e outros a entender o código ou a fazer engenharia reversa de aplicativos. Muito do poder da visualização de software tem a ver com o entendimento das relações entre partes do código, onde ferramentas visuais específicas, como janelas, apresentarão essas informações de uma forma acessível. Outros recursos podem envolver diferentes tipos de diagramas ou modelos que os desenvolvedores podem usar para comparar o código existente a um determinado padrão.
Definirtec explica a visualização de software
Os especialistas apontam que a visualização do software normalmente usa dados métricos sobre o software, bem como o código-fonte real, para mostrar como o código funciona por meio de vários tipos de mapeamento e apresentação. A visualização do software pode ser usada para controle de qualidade no desenvolvimento de software ou, novamente, para tentar fazer a engenharia reversa do código.
Várias ferramentas foram construídas para visualização de software. Por exemplo, AgileJ StructureViews ajuda na visualização de software para Java, com recursos que incluem ferramentas de filtragem para distinguir elementos Java, incluindo classes, campos e métodos, bem como tecnologia de lote. Outro tipo importante de ferramenta de visualização de software é o Microsoft Visual Studio. O Visual Studio funciona com várias linguagens de programação e inclui muitas funcionalidades de visualização de software, bem como design de interface de nível superior, que ajuda os desenvolvedores a construir aplicativos para sistemas operacionais Windows. Em geral, o Visual Studio é uma interface visual para oferecer suporte à programação orientada a objetos. Ele não apenas ajuda indivíduos e equipes a criar aplicativos do zero, mas também faz o tipo de coisas que a visualização de software se destina a ajudar; ao criar mapeamento e design visual com base no Windows, ele mostra as relações entre os módulos de código como parte de uma abordagem estrutural maior para a codificação que é inerentemente visual e distribuída por natureza.