Definição – O que significa Visual FoxPro (VFP)?
Visual FoxPro (VFP) é uma linguagem de programação procedural, orientada a objetos e centrada em dados produzida pela Microsoft e originalmente desenvolvida pela Fox Software em 1984 como FoxBASE, destinada ao desenvolvimento rápido de aplicativos com foco em dados e foi o banco de dados baseado em PC mais rápido motor durante seu tempo. O Visual FoxPro é essencialmente um banco de dados relacional que vem com um ambiente de programação orientado a objetos, o que o torna uma ferramenta ideal para o desenvolvimento de aplicativos centrados em dados.
Definirtec explica Visual FoxPro (VFP)
O Visual FoxPro é usado para desenvolver aplicativos de desktop centrados em dados com seu próprio banco de dados interno. Os aplicativos desenvolvidos com VFP também são capazes de se comunicar com diferentes sistemas de banco de dados, como Oracle, mySQL, SQL Server e muitas outras fontes de dados acessíveis OLE-DB. Mas, geralmente, a maioria dos aplicativos VFP se comunica com o SQL Server e também com seu próprio mecanismo de banco de dados nativo.
Como uma linguagem dinâmica orientada a objetos, o VFP suporta múltiplas bibliotecas de classes, bem como um navegador de classes, e é capaz de fornecer subclasses dinâmicas (durante o tempo de execução) e recursos de dicionário de dados. O Visual FoxPro opera em herança dinâmica e cria instâncias de classes diretamente de uma biblioteca de classes ou classes básicas e as modifica em tempo de execução.
Os usos do Virtual FoxPro incluem:
- Desenvolvimento rápido de aplicativos orientados a objetos
- Processamento de dados
- Como cliente / servidor COM
- Processamento de texto rápido
- Manipulação de dados
- Criação e consumo de XML nativamente
- Criação e consumo de serviços da Web
- Interface gráfica do usuário e camada intermediária (regras de negócios) em arquiteturas de camada N