Definição – o que significa vírus residente?
Um vírus residente é um tipo de vírus de computador que se esconde e se armazena na memória do computador, o que permite infectar qualquer arquivo executado pelo computador, dependendo da programação do vírus. Um vírus residente carregará seu módulo de replicação na memória para que ele não precise ser executado para infectar outros arquivos; em vez disso, ele é ativado sempre que o sistema operacional carrega ou opera uma função específica. Este vírus pode ser um dos piores tipos, pois pode afetar o sistema completamente, mesmo anexando-se a aplicativos antivírus, o que permite infectar qualquer arquivo verificado pelo programa.
Definirtec explica o vírus residente
Os vírus residentes contrastam com os vírus não residentes, que são vírus executáveis, o que significa que precisam ser executados antes de infectar, ao contrário do vírus residente que pode ser executado sempre que o sistema operacional é carregado. Um vírus residente tem dois tipos: infectantes rápidos e infectadores lentos, que são bastante autoexplicativos. Os infectadores rápidos causam danos massivos rapidamente, mas são muito fáceis de notar por causa dos efeitos, enquanto os infectadores lentos são capazes de se espalhar mais amplamente porque podem passar despercebidos por muito mais tempo.
A remoção de tais vírus pode ser um pouco complicada, uma vez que já estão embutidos na memória do computador. Pode até ser projetado para bloquear as ações de programas antivírus. Na maioria dos casos, é necessária uma ferramenta especial de remoção de vírus que pode extrair o vírus da memória. Pode ser na forma de um patch do sistema operacional ou atualizações de software de remoção de vírus existente. No pior dos casos, um especialista precisa ser chamado para remover o vírus sem limpar o sistema ou reformatar os discos.