Definição – o que significa vírus do setor de inicialização?
Um vírus de setor de inicialização é um vírus de computador que infecta o registro mestre de inicialização (MBR) de um dispositivo de armazenamento. Não é obrigatório que um vírus do setor de inicialização inicialize com êxito o PC da vítima para infectá-lo. Como resultado, mesmo mídias não inicializáveis podem desencadear a propagação de vírus do setor de inicialização. Esses vírus copiam seu código infectado para o setor de inicialização do disquete ou para a tabela de partição do disco rígido. Durante a inicialização, o vírus é carregado na memória do computador. Assim que o vírus é salvo na memória, ele infecta os discos não infectados usados pelo sistema.
A propagação de vírus do setor de boot tornou-se muito rara desde o declínio dos disquetes. Além disso, os sistemas operacionais atuais incluem proteções do setor de inicialização que tornam difícil para os vírus do setor de inicialização infectá-los.
Definirtec explica o vírus do setor de inicialização
Os setores de inicialização existem na mídia de armazenamento, como discos rígidos, disquetes ou, ocasionalmente, CDs e DVDs. Durante o processo de inicialização, o programa do setor de inicialização é localizado automaticamente pelo hardware e é carregado. Depois disso, o setor de inicialização carrega a parte restante do sistema operacional na memória. É impossível para um computador carregar o sistema operacional sem um setor de inicialização.
Um vírus do setor de inicialização geralmente infecta o computador alterando o programa do setor de inicialização. O vírus substitui o programa padrão por sua própria versão corrompida. Um vírus de setor de inicialização é capaz de infectar um computador somente se o vírus for usado para inicializá-lo. O computador não será infectado se o vírus for introduzido após o processo de inicialização ou quando o computador estiver executando o sistema operacional.