Definição – o que significa vírus de macro?
Um vírus de macro é um vírus de computador que substitui uma macro, que permite que um programa funcione e instiga um grupo designado de ações e comandos. Quando essas ações e comandos são substituídos por um vírus, isso pode causar danos significativos ao computador.
Os vírus de macro podem ser integrados a aplicativos sofisticados, como os presentes em processadores de texto, para executar programas de forma que possam ser iniciados automaticamente. Como os vírus de macro substituem os comandos de prompt, os processadores de texto são especialmente vulneráveis a esses tipos de vírus. A linguagem é embutida nas macros para sequestrar os comandos, incluindo ações necessárias como abrir um documento. Assim, através da simples ação de abrir um documento, um vírus de macro pode ser lançado. Os vírus de macro podem se espalhar por meio de anexos de e-mail, modems e na Internet, redes e discos.
Definirtec explica vírus de macro
Em geral, os vírus de macro são iniciados simplesmente abrindo um documento. O vírus de macro é inicialmente incorporado em um documento ou em alguns documentos, mas pode se espalhar para outros documentos no mesmo computador, bem como chegar a outros computadores por meio de documentos compartilhados. Infelizmente, nem todos os vírus de macro podem ser detectados pelo software antivírus, embora existam alguns bons produtos disponíveis que podem ser usados para detectá-los.
Um dos vírus de macro mais notórios e prejudiciais foi desenvolvido por David Smith em 1999. Alguns relatórios afirmam que ele chamou o vírus de macro de Melissa em homenagem a um stripper de Miami com o mesmo nome. Depois que um documento do Word era baixado, ele se replicava no e-mail do usuário e enviava mensagens automatizadas para os primeiros 50 endereços que, por sua vez, infectariam os e-mails dos destinatários e também de seus destinatários, e assim por diante.
Smith foi condenado a 10 anos, mas cumpriu 20 meses de prisão e foi multado em $ 5,000; os danos que ele causou totalizaram US $ 80 milhões e afetaram mais de 1 milhão de computadores.