Definição – o que significa o vírus Companion?
Um vírus associado é um vírus de computador complicado que, ao contrário dos vírus tradicionais, não modifica nenhum arquivo. Em vez disso, ele cria uma cópia do arquivo e coloca nele uma extensão diferente, geralmente .com. Essa qualidade única torna um vírus companheiro difícil de detectar, pois o software antivírus tende a usar as alterações nos arquivos como pista.
O vírus companheiro é um tipo antigo de vírus que era mais proeminente durante a era do MS-DOS. É propagado principalmente por meio de intervenção humana.
Definirtec explica Companion Virus
Quando o usuário executa um programa com o prompt de comando, ele geralmente digita o nome do programa. Como o MS-DOS não precisa de uma especificação do tipo de arquivo, ele executa automaticamente o primeiro nome de arquivo que corresponde ao que o usuário digita. Portanto, se um vírus acompanhante copiar o arquivo.exe e renomear arquivo.com, porque o arquivo.com vem antes do arquivo.exe, o MS-DOS executará o primeiro programa, espalhando a infecção no computador, sem o conhecimento do usuário.
Os vírus companheiros geralmente precisam de intervenção humana para infectar ainda mais um computador e com o advento do Windows XP, que não usa mais a interface do MS-DOS, havia menos maneiras de esse tipo de vírus se propagar. No entanto, ele ainda pode funcionar se um usuário clicar duas vezes nele acidentalmente ou se for executado acidentalmente, especialmente se a opção “mostrar extensões de arquivo” não estiver ativada.