Definição – o que significa o vírus Chernobyl?
O vírus Chernobyl é um vírus de computador criado para infectar sistemas operacionais baseados no Microsoft Windows. O vírus Chernobyl substitui informações críticas em unidades de sistema infectadas e corrompe o sistema básico de entrada / saída (BIOS), tornando-o um dos vírus de computador mais prejudiciais para máquinas de modelos anteriores que executam o Windows 95, 98 e ME. O vírus recebeu esse nome porque foi acidentalmente ativado no dia do 13º aniversário do desastre nuclear de Chernobyl.
O vírus Chernobyl também é conhecido como CIH, em homenagem a seu criador Chen Ing Hau, ou spacefiller, devido à maneira como preenche os espaços entre os arquivos de um disco infectado com cópias de si mesmo.
Definirtec explica o vírus Chernobyl
O vírus Chernobyl é considerado um dos vírus de computador mais destrutivos. Esse tipo de vírus é chamado de worm e continua se replicando, preenchendo o espaço disponível entre os arquivos. O recurso de preenchimento de espaço do vírus o torna menos detectável pelo software antivírus porque não aumenta o tamanho do arquivo, o que é uma das pistas reveladoras que o software antivírus procura. O vírus Chernobyl também destrói os arquivos de programa e arquivos executáveis que infecta. Ao adicionar scripts, o vírus é capaz de dominar o processador do computador e diminuir sua velocidade de processamento. O vírus Chernobyl também infecta o BIOS do Flash, o que impede o computador de inicializar corretamente.