Definição – o que significa virtualização de sobreposição?
A virtualização de sobreposição é um método para criar isolamento de tráfego em uma infraestrutura de multilocação. Usando uma forma de tunelamento entre segmentos de rede isolados, permite escalabilidade e facilidade de uso enquanto fornece separação entre a rede virtual e o ambiente físico subjacente.
A virtualização de sobreposição também é conhecida como rede de sobreposição.
Definirtec explica virtualização de sobreposição
As sobreposições de rede não são nenhuma novidade. As redes virtuais criadas por links como circuitos virtuais (VCs), LANs virtuais (VLANs) e redes privadas virtuais (VPNs) já existem há algum tempo. Protocolos como comutação de rótulo multi-protocolo (MPLS) e serviço de LAN virtual privada (VPLS) foram criados para unir redes isoladas na rede de longa distância.
Com a migração para ambientes totalmente virtualizados, as redes virtuais também ficaram isoladas. A virtualização de sobreposição oferece a solução para unir esses segmentos de rede.
A virtualização de sobreposição pode assumir várias formas. As abstrações de rede virtual podem ser construídas usando componentes de rede virtual, como switches ou roteadores, mas as conexões com dispositivos físicos requerem algum tipo de função de gateway de sobreposição.