Definição – o que significa virtualização de rede?
A virtualização de rede se refere ao gerenciamento e monitoramento de uma rede inteira de computadores como uma única entidade administrativa a partir de um único console de administrador baseado em software. A virtualização de rede também pode incluir virtualização de armazenamento, que envolve o gerenciamento de todo o armazenamento como um único recurso. A virtualização de rede é projetada para permitir a otimização das taxas de transferência de dados, flexibilidade, escalabilidade, confiabilidade e segurança da rede. Ele automatiza muitas tarefas administrativas de rede, que realmente disfarçam a verdadeira complexidade de uma rede. Todos os servidores e serviços de rede são considerados um conjunto de recursos, que podem ser usados independentemente dos componentes físicos.
A virtualização de rede é especialmente útil para redes que experimentam um aumento rápido, grande e imprevisível no uso.
O resultado pretendido da virtualização de rede é maior produtividade e eficiência da rede, bem como satisfação no trabalho para o administrador da rede.
Definirtec explica virtualização de rede
A virtualização de rede envolve a divisão da largura de banda disponível em canais independentes, que são atribuídos ou reatribuídos em tempo real para separar servidores ou dispositivos de rede.
A virtualização de rede é realizada usando uma variedade de hardware e software e combinando componentes de rede. Os fornecedores de software e hardware combinam componentes para oferecer virtualização de rede externa ou interna. O primeiro combina redes locais, ou subdivide-as em redes virtuais, enquanto o segundo configura sistemas únicos com contêineres, criando uma rede em uma caixa. Ainda outros fornecedores de software combinam os dois tipos de virtualização de rede.