Definição – o que significa virtualização de hardware?
A virtualização de hardware se refere à criação de versões virtuais (em oposição às concretas) de computadores e sistemas operacionais. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Intel e AMD para suas plataformas de servidor e foi projetada para melhorar o desempenho do processador e superar desafios de virtualização simples, como instruções de tradução e endereços de memória.
A virtualização de hardware tem muitas vantagens porque controlar máquinas virtuais é muito mais fácil do que controlar um servidor físico.
O termo virtualização de hardware também é conhecido como virtualização assistida por hardware.
Definirtec explica virtualização de hardware
A virtulação de hardware envolve a incorporação de software de máquina virtual no componente de hardware de um servidor. O software usado é conhecido por vários nomes diferentes, embora hipervisor e monitor de máquina virtual sejam os mais comuns.
A virtualização de hardware é uma tecnologia em evolução que está ganhando popularidade em plataformas de servidor. A ideia básica da tecnologia é consolidar muitos pequenos servidores físicos em um grande servidor físico para que o processador possa ser usado com mais eficiência. O sistema operacional executado em um servidor físico é convertido em um sistema operacional distinto executado dentro da máquina virtual.
O hipervisor controla o processador, a memória e outros componentes, permitindo que vários sistemas operacionais diferentes sejam executados na mesma máquina sem a necessidade de um código-fonte. O sistema operacional em execução na máquina parecerá ter seu próprio processador, memória e outros componentes.