Definição – O que significa virtualização de Big Data?
A virtualização de big data é um processo que se concentra na criação de estruturas virtuais para sistemas de big data. As empresas e outras partes podem se beneficiar da virtualização de big data porque ela permite que usem todos os ativos de dados que coletam para atingir várias metas e objetivos. No setor de TI, há uma necessidade de ferramentas de virtualização de big data para ajudar a lidar com a análise de big data. No setor de TI, há uma necessidade de ferramentas de virtualização de big data para ajudar a lidar com a análise de big data.
Definirtec explica virtualização de Big Data
Explicar a virtualização de big data requer a compreensão dos princípios gerais da virtualização como um todo. A ideia essencial com a virtualização é que sistemas heterogêneos ou distribuídos são representados como sistemas complexos por meio de interfaces específicas que substituem hardware físico ou designações de armazenamento de dados por componentes virtuais. Por exemplo, na virtualização de hardware, o software transforma um sistema de computadores físicos em um sistema de computadores “lógicos” ou virtuais. Este sistema de virtualização pode apresentar partes de duas ou mais unidades de armazenamento diferentes em dois ou mais computadores como uma única “Unidade A” que os usuários acessam como um todo unificado. Na virtualização de rede, os sistemas podem representar um conjunto de nós físicos e recursos como um conjunto diferente de componentes virtuais.
Uma maneira de pensar sobre um recurso de virtualização de big data é como uma interface criada para tornar a análise de big data mais amigável para os usuários finais. Alguns profissionais também explicam isso como a criação de uma “camada de abstração” entre os sistemas físicos de big data, ou seja, onde cada bit de dados é alojado individualmente em computadores ou servidores, e a criação de um ambiente virtual que é muito mais fácil de entender e navegar. A virtualização de big data tem como objetivo combinar todos esses locais distribuídos em um elemento virtual fácil.
O mundo dos negócios desenvolveu um conjunto sofisticado de ferramentas analíticas de big data, mas nem todas suportam o princípio da virtualização de big data, e esse tipo de trabalho tem seus próprios desafios. Alguns afirmam que as empresas demoram a lidar com a virtualização de big data, porque sua implementação é considerada tediosa e difícil. No entanto, isso pode mudar à medida que os provedores de serviços continuam a criar produtos e serviços que as empresas desejam e os profissionais de TI qualificados procuram as melhores maneiras de fazer alterações entre como um sistema é fisicamente configurado e como é usado por meio de uma arquitetura de software geral.