Definição – o que significa virtualização de armazenamento?
A virtualização de armazenamento é o processo de agrupar o armazenamento físico de vários dispositivos de armazenamento de rede para que pareça um único dispositivo de armazenamento.
O processo envolve abstrair e cobrir as funções internas de um dispositivo de armazenamento do aplicativo host, servidores host ou uma rede geral, a fim de facilitar o aplicativo e o gerenciamento de armazenamento independente da rede.
A virualização de armazenamento também é conhecida como armazenamento em nuvem.
Definirtec explica virtualização de armazenamento
O gerenciamento de armazenamento e dados está se tornando difícil e demorado. A virtualização de armazenamento ajuda a resolver esse problema, facilitando as tarefas de backup, arquivamento e recuperação, consumindo menos tempo. A virtualização de armazenamento agrega as funções e oculta a complexidade real da rede de área de armazenamento (SAN).
A virtualização de armazenamento pode ser implementada usando aplicativos ou dispositivos de software. Existem três razões importantes para implementar a virtualização de armazenamento:
- Gerenciamento de armazenamento aprimorado em um ambiente de TI heterogêneo
- Melhor disponibilidade e estimativa de tempo de inatividade com gerenciamento automatizado
- Melhor utilização de armazenamento
A virtualização de armazenamento pode ser aplicada a qualquer nível de uma SAN. As técnicas de virtualização também podem ser aplicadas a diferentes funções de armazenamento, como armazenamento físico, grupos de RAID, números de unidade lógica (LUNs), subdivisões de LUN, zonas de armazenamento e volumes lógicos, etc.
O modelo de virtualização de armazenamento pode ser dividido em quatro camadas principais:
- Dispositivos de armazenamento
- Camada de agregação de bloco
- Camada de arquivo / registro
- Camada de aplicação
Alguns dos benefícios da virtualização de armazenamento incluem gerenciamento automatizado, expansão da capacidade de armazenamento, tempo reduzido em supervisão manual, atualizações fáceis e tempo de inatividade reduzido.