Definição – o que significa virtualização?
A virtualização se refere à criação de um recurso virtual, como um servidor, desktop, sistema operacional, arquivo, armazenamento ou rede.
O principal objetivo da virtualização é gerenciar cargas de trabalho, transformando radicalmente a computação tradicional para torná-la mais escalável. A virtualização faz parte do cenário de TI há décadas e hoje pode ser aplicada a uma ampla variedade de camadas de sistema, incluindo virtualização em nível de sistema operacional, virtualização em nível de hardware e virtualização de servidor.
Definirtec explica virtualização
A forma mais comum de virtualização é a virtualização no nível do sistema operacional. Na virtualização no nível do sistema operacional, é possível executar vários sistemas operacionais em um único hardware. A tecnologia de virtualização envolve separar o hardware físico e o software emulando o hardware usando o software. Quando um sistema operacional diferente está operando em cima do sistema operacional principal por meio de virtualização, ele é chamado de máquina virtual.
Uma máquina virtual nada mais é que um arquivo de dados em um computador físico que pode ser movido e copiado para outro computador, como um arquivo de dados normal. Os computadores no ambiente virtual usam dois tipos de estruturas de arquivo: uma definindo o hardware e a outra definindo o disco rígido. O software de virtualização, ou hipervisor, oferece tecnologia de cache que pode ser usada para armazenar em cache as alterações no hardware virtual ou no disco rígido virtual para gravação posterior. Essa tecnologia permite que um usuário descarte as alterações feitas no sistema operacional, permitindo que ele inicialize a partir de um estado conhecido.
A virtualização pode ser categorizada em diferentes camadas: desktop, servidor, arquivo, armazenamento e rede. Cada camada de virtualização tem seu próprio conjunto de vantagens e complexidades. A tecnologia oferece muitos benefícios, incluindo implantação de baixo ou nenhum custo, utilização total de recursos, economia de custos operacionais e economia de energia. No entanto, a implantação da tecnologia de virtualização requer um planejamento cuidadoso e especialistas técnicos qualificados. Como as máquinas virtuais usam os mesmos recursos para funcionar, isso pode levar a um desempenho lento.