Definição – O que significa Vigilantismo na Internet?
O vigilantismo da Internet descreve ações online que são orientadas para monitorar as ações de outras pessoas. Refere-se a indivíduos ou grupos que realizam ações de base, em vez de trabalhar por meio de sistemas judiciários regionais ou nacionais.
O vigilantismo da Internet também é conhecido como digilantismo.
Definirtec explica Vigilantismo na Internet
O vigilantismo da Internet levanta questões sobre o papel do cidadão em uma sociedade moderna e digitalizada. Muitos tipos diferentes de vigilantismo na Internet trabalham em direção a vários objetivos que envolvem justiça criminal e retribuição.
Tal como acontece com o vigilantismo “em tempo real”, muitos casos de vigilantismo na Internet são uma resposta a crimes particularmente censuráveis envolvendo assassinato, lesão ou agressão sexual. Nos Estados Unidos, uma forma muito proeminente é aplicada ao alto número de casos de agressão sexual que tramitam no sistema de justiça americano anualmente. Com casos de estupro ou agressão sexual de grande repercussão, o vigilantismo na Internet pode mudar dramaticamente as consequências para os criminosos.
Freqüentemente, os infratores se beneficiam de registros legais lacrados, julgamentos privados e júris que são instruídos a não discutir um caso, enquanto as vítimas são até mesmo instadas a manter os detalhes privados no interesse das resoluções legais. Quando os indivíduos começam a revelar detalhes para uma comunidade, ela pode reagir dramaticamente, resultando potencialmente em sentenças alteradas e outros resultados para os réus que de outra forma teriam se beneficiado de um julgamento fechado.
Um princípio do vigilantismo da Internet é que esse tipo de atividade tende a acontecer em um meio que carece inerentemente de controle centralizado. Com a era digital, experimentamos um surgimento gradual de jornalistas de consumo e outros relatando para o mundo de lugares onde os crimes acontecem, ao invés de atrás de uma mesa de notícias.