Definição – o que significa vigilância de rede?
A vigilância de rede é o monitoramento da atividade do computador em uma rede. Geralmente é feito secretamente por organizações, governos ou indivíduos para monitorar atividades ilegais. Um engenheiro / operador de rede, fabricante de equipamento de rede ou provedor de serviços deve ter os meios para realizar tarefas de vigilância relacionadas à rede. A vigilância de rede ajuda governos e organizações a compreender sua base de usuários e reunir inteligência. No entanto, às vezes é percebido como uma ameaça aos usuários da rede como uma invasão de privacidade.
Definirtec explica vigilância de rede
Quase toda a vigilância da rede é feita de forma automática, intrusiva e remota. Em redes, a detecção de pacotes é a técnica usual usada para monitorar o tráfego de dados. Várias tecnologias também estão disponíveis para auxiliar na vigilância da rede. A vigilância da rede pode ser usada para limitar o acesso às informações disponíveis ao público ou a grupos de usuários específicos. Pode se tornar a base das relações de poder assimétricas entre o agrimensor e os monitorados. A vigilância da rede também ajuda a monitorar as diferentes técnicas de evasão, como filtragem, bloqueio, desvio e interceptação do tráfego da rede.
A vigilância da rede fornece uma análise abrangente sobre o status geral do monitoramento do protocolo e a integridade da rede. A vigilância de rede também fornece entradas para monitoramento de dados em tempo real, otimização de tráfego, medições de qualidade de serviço, análise de protocolo remoto e solução de problemas. Um dos benefícios mais importantes da vigilância de rede é ajudar na detecção e localização de fraudes. Do ponto de vista governamental, a vigilância em rede permite monitorar os níveis de ameaça, mantendo o controle social e auxiliando na prevenção de atividades ilegais e criminosas.