Definição – o que significa vídeo viral?
Um vídeo viral é qualquer clipe de animação ou filme que se espalhou rapidamente por meio do compartilhamento online. Os vídeos virais podem receber milhões de visualizações à medida que são compartilhados em sites de mídia social, repostados em blogs, enviados em e-mails e assim por diante. A maioria dos vídeos virais contém humor e se enquadram em três categorias amplas:
- Vídeos virais não intencionais: vídeos que os criadores nunca tiveram a intenção de se tornarem virais. Esses vídeos podem ter sido postados pelo criador ou compartilhados com amigos, que então divulgam o conteúdo.
- Vídeos virais humorísticos: vídeos que foram criados especificamente para entreter as pessoas. Se um vídeo for engraçado o suficiente, ele se espalhará.
- Vídeos virais promocionais: vídeos concebidos para se tornarem virais com uma mensagem de marketing para aumentar a notoriedade da marca. Os vídeos virais promocionais se enquadram nas práticas de marketing viral.
Definirtec explica o vídeo viral
Agora que a maioria dos dispositivos móveis inclui uma câmera de vídeo, a criação de vídeo online está se tornando mais fácil à medida que sites de compartilhamento de vídeo e vídeos virais se tornam cada vez mais comuns.
Exemplos de vídeos virais não intencionais incluem:
- Numa Numa Dance
- Garoto de Star Wars
- Falha épica
- Não me provoque, mano!
Exemplos de vídeos virais humorísticos incluem:
- “Lazy Sunday”, “I’m On a Boat” e “Jack Sparrow” de Lonely Island
- “Evolution of Dance” de Judson Laipply
- “Charlie the Unicorn” por Type Queen of Newgrounds.com
Exemplos de vídeos virais promocionais incluem:
- Terry Tate, Office Linebacker (Reebok)
- Jovem Darth Vader (Volkswagen)
- O homem que seu homem poderia cheirar (Old Spice)
Não existe uma fórmula definida para a criação de um vídeo viral, mas muitos dos bem-sucedidos compartilham um ritmo rápido e uma recompensa quase instantânea desde a primeira risada que atrai as pessoas para assistir ao vídeo inteiro.