Definição – o que significa vídeo componente?
O vídeo componente é um sinal de vídeo transmitido em várias partes para otimizar a qualidade. É comum na transmissão de vídeo analógico e costuma ser emparelhado com um sinal de áudio que o acompanha. As diferentes partes dos sinais de vídeo componente geralmente consistem em informações de chroma (cor) ou luma (luz), embora às vezes isso varie. O vídeo componente contrasta com o vídeo composto, que combina todos os segmentos de um sinal de vídeo em um único canal.
Definirtec explica o vídeo componente
O vídeo analógico desenvolveu-se concomitantemente com o advento da televisão, e o vídeo componente veio com o surgimento da TV em cores na década de 1950. Ele forneceu um meio através do qual as informações cinematográficas podiam ser transmitidas de maneira confiável e eficiente, e ainda existe hoje em ambientes de exibição de mídia e configurações em que a transmissão analógica é empregada.
Os cabos de vídeo componente geralmente têm vários conectores ou pinos em cada lado de sua taxa de transferência, uma vez que transmitem sinais separadamente um do outro para obter a melhor qualidade possível na extremidade da tela. Um dos formatos de cabo de vídeo componente mais comuns é o RCA, que geralmente possui três conectores diferentes (para informações de cor verde, azul e vermelha), com muitos deles também sendo emparelhados com um ou mais conectores de áudio.