Definição – o que significa o vício em Internet?
O vício em Internet é uma condição mental caracterizada pelo uso excessivo da Internet, geralmente em detrimento do usuário. O vício é geralmente considerado um transtorno mental que envolve comportamento compulsivo. Quando alguém está constantemente online, pode ser descrito como viciado nisso. Embora seja reconhecido como um problema, os profissionais ainda não chegaram a um acordo sobre se devem reconhecer o termo como uma forma distinta de dependência.
O vício em Internet também é conhecido por vários outros termos, incluindo transtorno de vício em Internet, uso patológico da Internet, dependência da Internet, uso problemático da Internet, uso excessivo da Internet e uso compulsivo da Internet.
Definirtec explica o vício em Internet
Dependência de Internet é um termo que qualquer leigo pode entender. Isso ocorre porque o uso excessivo da Internet é uma experiência comum na vida diária. A dificuldade está em encontrar uma definição técnica clara com a qual todos possam concordar. Um blog no site da American Psychiatric Association intitulado “Can You Be Addicted to the Internet?” explica a ambigüidade: “Ainda há muita incerteza e divergência entre os especialistas sobre o uso excessivo da internet, os sintomas, como medi-la e até mesmo a linguagem usada para descrevê-la.”
Muitos profissionais psiquiátricos têm pressionado para que o termo seja reconhecido no “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”. Mas não foi incluída como verbete na quinta edição da publicação, conhecida como DSM-V, que saiu em 2013.
O Dr. Jerald Block, psiquiatra de Portland, Oregon, escreveu um editorial de 2008 para o The American Journal of Psychiatry propondo sua inclusão no DSM-V. Ele disse que o vício em Internet é geralmente de três tipos: jogo excessivo, preocupações sexuais e e-mail / mensagens de texto. Além disso, ele disse que todos os três tipos compartilham quatro componentes: uso excessivo, retirada, tolerância (para os custos da atividade) e repercussões negativas.
O vício em videogames é uma doença relacionada. Uma rápida pesquisa online de mortes em videogames produz os resultados tristes daqueles que se perderam no jogo que estavam jogando. Horas, dias, até semanas depois, eles morreram de preocupação. Múltiplas causas de morte foram propostas.
Os pesquisadores continuam a estudar o problema do vício em internet. Um estudo da Pew de 2015 relatou que um quinto dos americanos acessa a Internet “quase constantemente”. O Internet Addiction Test (IAT) é agora considerado por alguns como um teste válido de vício em internet. No entanto, uma pesquisa do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia de 2016 sugere que aqueles com vício em internet podem ter problemas mentais subjacentes, como depressão e ansiedade.