Definição – o que Vi significa?
Vi é um editor de tela para Linux, Unix e outros sistemas operacionais semelhantes ao Unix. Pronunciado (vee-aye), vi significa instrumento visual. É um editor de texto padrão amplamente utilizado para sistemas baseados em Unix e é fornecido com praticamente todas as versões do Unix. Ele usa exclusivamente o teclado e fornece uma interface muito eficiente para edição de programas e scripts.
Vi é um tanto difícil de aprender, mas os programadores ficam felizes em percorrer a curva de aprendizado para obter a eficiência fornecida. Em comparação com um programa de processador de texto de uso geral, o VI é feito sob medida para um perfil mais específico de uso e usuários – programadores de sistemas baseados em UNIX.
Este termo também é conhecido como editor visual e VI.
Definirtec explica Vi
Ao contrário dos amplamente populares processadores de texto baseados no Windows (como o Notepad e Word da Microsoft), o VI não fornece nenhuma formatação ou recursos de “O que você vê é o que você obtém”.
O programa VI original foi escrito por Bill Joy em 1976 e tornou-se parte do Single Unix Specification Standard, exigindo que todas as distribuições Unix em conformidade o incluíssem. Até o surgimento do Emacs em 1984, outro editor de texto popular, VI era o editor Unix padrão de fato. Mesmo a pesquisa de 2009 dos leitores do Linux Journal premiou o VI como o editor de texto mais usado, deixando o Emacs em segundo lugar.
Vi, na verdade, tem um editor subjacente conhecido como ex. Ou seja, vi é o modo visual de ex. Para executar comandos inerentes ao editor ex-line, são usados dois pontos (:). Existem também dois modos principais de operação: o modo de comando e o modo de inserção. Para retornar ao modo de comando, simplesmente pressione a tecla ESC.