Definição – o que significa o vetor de inicialização?
Um vetor de inicialização é um número aleatório usado em combinação com uma chave secreta como meio de criptografar dados. Esse número às vezes é chamado de nonce ou “número que ocorre uma vez”, pois um programa de criptografia o usa apenas uma vez por sessão.
Definirtec explica o vetor de inicialização
Um vetor de inicialização é usado para evitar a repetição durante o processo de criptografia de dados, tornando impossível para os hackers que usam o ataque de dicionário descriptografar a mensagem criptografada trocada descobrindo um padrão.
Uma sequência binária específica pode ser repetida mais de uma vez em uma mensagem e, quanto mais ela aparece, mais o método de criptografia pode ser descoberto. Por exemplo, se uma palavra de uma letra existe em uma mensagem, pode ser “a” ou “I”, mas não pode ser “e” porque a palavra “e” não faz sentido em inglês, enquanto “a” tem um significado e “eu” tem um significado. A repetição das palavras e letras possibilita ao software aplicar um dicionário e descobrir a seqüência binária correspondente a cada letra.
O uso de um vetor de inicialização altera a sequência binária correspondente a cada letra, permitindo que a letra “a” seja representada por uma sequência particular na primeira instância e, a seguir, representada por uma sequência binária completamente diferente na segunda instância.