Definição – o que significa vetor de ataque?
Um vetor de ataque é definido como a técnica por meio da qual o acesso não autorizado pode ser obtido a um dispositivo ou rede por hackers para fins nefastos. Em outras palavras, é usado para assaltar ou explorar uma rede, computador ou dispositivo. Os vetores de ataque ajudam elementos não autorizados a explorar vulnerabilidades no sistema ou rede, incluindo os elementos humanos.
Definirtec explica vetor de ataque
Exemplos de vetores de ataque são anexos de e-mail, janelas pop-up, engano, salas de bate-papo, vírus e mensagens instantâneas. Na maioria dos casos, a programação está fortemente envolvida e é raro ver meios de hardware envolvidos em um vetor de ataque. A ignorância ou fraquezas humanas também são utilizadas para vetores de ataque de engenharia. Por exemplo, em um caso de engano, os usuários são enganados e enfraquecem as defesas do sistema ou da rede. O software antivírus e os firewalls podem fornecer alguma defesa ou bloquear os vetores de ataque até certo ponto. No entanto, uma técnica totalmente à prova de ataques não está disponível, pois os hackers estão constantemente atualizando e atualizando seus vetores de ataque.
Algumas das técnicas de mitigação usadas contra vetores de ataque são baseadas em controles em várias camadas e defesa em profundidade. Algumas das medidas incluem classificação e marcação de pacotes, rastreadores de origem de IP, policiamento de tráfego, interceptação de TCP, roteamento baseado em política, firewalls, interceptação de TCP, reconhecimento de aplicativo baseado em rede, taxa de acesso comprometida e switches de camada 3.