Definição – o que significa o worm Bropia?
O worm Bropia é um tipo de malware que se espalha por meio de mensagens instantâneas (IM), enviando anexos infectados aos usuários de IM. Este worm usa o MSN Instant Messenger para enviar arquivos infectados e propagações, enviando-os através da lista de contatos de mensagens instantâneas. O worm Bropia é semelhante ao worm Kelvir, exceto que envia um arquivo infectado diretamente para os usuários, enquanto o worm Kelvir envia um link apontando para um arquivo infectado.
O worm Bropia também é conhecido como Bropia.A, IM-Worm.Win32.VB.a, W32 / Bropia-A, Win32.Bropia.a e WORM_BROPIA.F.
Definirtec explica o verme Bropia
Quando executado, o worm Bropia copia a si mesmo para a pasta de sistema do Windows com vários nomes de arquivo. O nome do arquivo provavelmente será winhost.exe, updates.exe ou lexplore.exe, embora as novas versões usem nomes de arquivo distintos. Depois disso, ele faz modificações na seção RUN do registro para carregar automaticamente. Ele também deixa uma variante do worm Spybot na máquina infectada. Essa variante do Spybot se conecta ao canal do Internet Relay Chat (IRC), dando ao worm acesso completo ao computador. Fazendo uso dessa opção de backdoor, um hacker pode roubar dados de um sistema infectado.
Após a execução do worm, ele pode exibir uma imagem e desativar o botão direito do mouse do computador, impedindo que o usuário acesse menus contextuais. O worm se copia na unidade C de um computador, onde monitora qualquer mudança nos contatos de IM. Para evitar esse e outros worms, os usuários de IM devem instalar um software antivírus atualizado e evitar clicar em links suspeitos nas mensagens instantâneas.