Definição – o que significa o verificador gramatical?
Um verificador gramatical é um aplicativo de software independente ou parte de um aplicativo de software que ajuda a verificar a correção gramatical de um texto. Normalmente, o verificador gramatical é implementado como um recurso de um pacote de aplicativos maior, como processadores de texto. No entanto, verificadores gramaticais autônomos também estão disponíveis para uso, e também existem vários sites que fornecem serviços de verificação gramatical online. Os verificadores gramaticais geralmente usam o processamento de linguagem natural e regras gramaticais para identificar erros e outros erros de linguagem.
Definirtec explica o verificador gramatical
Os redatores usam um verificador gramatical para determinar a correção gramatical e a consistência de seu texto. Esse aplicativo geralmente é incluído como um recurso complementar em muitos processadores de texto. Por exemplo, o recurso de verificador gramatical do Microsoft Word sublinha as frases erradas com uma linha ondulada verde. Um dos primeiros verificadores gramaticais usados em sistemas Unix era o Writer’s Workbench, que permitia aos usuários verificar se há frases prolixas, banais, clichês ou mal utilizadas em um texto. Os verificadores gramaticais também podem incluir recursos para verificar a dicção, a consistência do estilo e os erros de ortografia em um determinado texto. Eles também podem realizar testes de legibilidade e fornecer informações estatísticas sobre o texto.
A verificação gramatical é um processo complexo e, portanto, os verificadores gramaticais disponíveis estão longe de ser perfeitos. Como as línguas naturais não obedecem a regras gramaticais rígidas e têm muitos casos de exceção no uso natural, é difícil obter uma verificação gramatical precisa. Além disso, as línguas naturais não são restringidas por uma sintaxe específica e têm uma ampla variedade de vocabulário; portanto, os verificadores gramaticais também devem ter um dicionário extenso da maioria das palavras com seus significados completos e uso de classes gramaticais.
Os estudos de pesquisa nesta área estão mais focados na criação de algoritmos eficazes que permitem a verificação gramatical baseada em contexto para maior correção. Os serviços e aplicativos online, como o Microsoft Office, incluem a verificação gramatical com base no contexto como parte de seu conjunto de recursos.
No entanto, a precisão geral dos verificadores gramaticais nem sempre foi satisfatória, pois esses aplicativos só podem encontrar os erros mais repetidos e clichês. Como resultado, os especialistas aconselham que sejam usados apenas como uma ferramenta de verificação e não devem ser totalmente utilizados para verificar a correção gramatical de um texto.