Definição – o que significa a verificação de paridade?
Uma verificação de paridade é o processo que garante a transmissão de dados precisa entre os nós durante a comunicação. Um bit de paridade é anexado aos bits de dados originais para criar um número de bit par ou ímpar; o número de bits com valor um.
A fonte então transmite esses dados por meio de um link e os bits são verificados e verificados no destino. Os dados são considerados precisos se o número de bits (pares ou ímpares) corresponder ao número transmitido da fonte.
Definirtec explica a verificação de paridade
A verificação de paridade, que foi criada para eliminar erros de comunicação de dados, é um método simples de verificação de dados de rede e tem um mecanismo de trabalho fácil e compreensível.
Por exemplo, se os dados originais são 1010001, existem três 1s. Quando a verificação de paridade par é usada, um bit de paridade com valor 1 é adicionado ao lado esquerdo dos dados para fazer com que o número de 1s seja par; os dados transmitidos tornam-se 11010001. No entanto, se a verificação de paridade ímpar for usada, o valor do bit de paridade é zero; 01010001. Se os dados originais contiverem um número par de 1s (1101001), então o bit de paridade de valor 1 é adicionado ao lado esquerdo dos dados para tornar o número de 1s ímpar, se a verificação de paridade ímpar for usada e os dados transmitidos se tornarem 11101001.
O receptor concorda em usar a mesma verificação de paridade que o remetente, que é ímpar ou par. Se este contrato não estiver configurado corretamente, a comunicação não poderá ocorrer. Uma vez que os dados chegam ao receptor, se os dados são transmitidos incorretamente, o valor do bit de paridade torna-se incorreto; portanto, indicando que ocorreu um erro durante a transmissão.
A verificação de paridade é usada para comunicações, embora protocolos mais avançados, como Microcom Networking Protocols (MNP) e ITU-T V.42b sejam suplantados como o padrão na comunicação de modem. Ele ainda é usado para teste de dispositivo de armazenamento de memória, por exemplo, para executar verificações de memória quando os dados são lidos.
A verificação de paridade é um método muito básico que pode detectar erros simples, mas não pode, por exemplo, detectar erros causados por ruído elétrico alterando o número de bits. Pode acontecer, de fato, que os bits de recepção e envio estejam errados, compensando um ao outro.
Embora a chance de isso acontecer em um PC seja basicamente remota, em grandes sistemas de computador onde há uma necessidade essencial de garantir a integridade dos dados, um terceiro bit pode ser alocado para verificação de paridade.
A matriz redundante de discos independentes (RAID) também usa uma forma aprimorada de proteção baseada na paridade que verifica a paridade horizontal e vertical. Um segundo conjunto de dados de paridade é gravado em todas as unidades para evitar perda em caso de erro.
Quando uma unidade RAID falha em sua verificação de paridade, os dados são reconstruídos usando informações de paridade combinadas com dados em outros discos. Os bits nas unidades restantes são somados. Se eles somarem um número ímpar, as informações corretas sobre a unidade com falha deveriam ser pares e vice-versa.