Definição – o que significa velocidade do relógio?
A velocidade do clock é o número de ciclos por segundo produzidos por um oscilador de cristal, que regula o tempo para um circuito síncrono, como uma CPU. A velocidade do clock é medida em megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz).
O ciclo de velocidade do clock de uma CPU é uma variação repetitiva das tensões altas e baixas enviadas a um oscilador de cristal. Esse padrão constante cria uma frequência que é regulada pelo número de vezes que a tensão vai de alta para baixa. Um ciclo geralmente é inferior a um nanossegundo. As instruções da CPU são implementadas durante pontos específicos da onda. Uma onda completa é conhecida como instruções por ciclo (IPC).
Aumentar a taxa de clock da CPU é uma das várias maneiras de melhorar a velocidade das informações sendo processadas.
A velocidade do relógio também é conhecida como taxa de relógio ou frequência de relógio.
Definirtec explica a velocidade do relógio
Uma velocidade de clock mais rápida pode acelerar o processamento, mas aumentar a velocidade de clock em uma taxa acelerada às vezes pode ser prejudicial para um PC, especialmente se outros componentes não forem atualizados. Dependendo da CPU, ele pode processar uma ou mais instruções por pulso de clock. Os PCs mais novos podem processar mais de uma instrução por pulso de clock e geralmente têm um barramento maior, que determina a velocidade de movimentação dos dados na placa-mãe.
As referências ao ciclo de velocidade do clock são freqüentemente sinônimos de uma forma de onda senoidal fixa, conhecida como onda senoidal ou senoidal. Os ciclos se movem entre um estado lógico 0 e um estado lógico 1 para fazer um ciclo completo. Para atingir a taxa de clock máxima e funcionar corretamente, o pulso do clock precisa terminar a linha de sinal atual antes que a próxima linha possa começar. A transição da linha de sinal alterna entre 0 e 1. Se o próximo sinal começar muito cedo, o resultado será impreciso. O IPC é um dos muitos fatores que afetam o desempenho da CPU.
As referências aos benchmarks de software são geralmente a melhor maneira de comparar diferentes famílias de CPU, em vez de se referir apenas às taxas de clock.