Um veículo de combustível alternativo (AFV) é um veículo que funciona com um combustível diferente dos tradicionais combustíveis petrolíferos (gasolina ou gasóleo); normalmente os combustíveis alternativos referem-se a combustíveis diferentes da gasolina ou do gasóleo.
Os AFV podem incluir veículos híbridos eléctricos (VHE), veículos eléctricos plug-in (PEV), veículos a gás natural (GNV), veículos a propano e veículos a pilhas de hidrogénio (FCV).
O termo “veículo de combustível alternativo” é normalmente utilizado em referência aos veículos de passageiros; no entanto, pode também aplicar-se a outros tipos de veículos, tais como camiões comerciais e autocarros.
A principal razão para desenvolver veículos movidos a combustíveis alternativos é reduzir a dependência do petróleo e reduzir as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes.
Existem vários tipos diferentes de veículos de combustível alternativo, cada um com as suas próprias vantagens e desvantagens.
Os veículos eléctricos híbridos (VHE) são o tipo de VFA mais comum na estrada de hoje. Os VHE utilizam uma combinação de energia eléctrica e gasolina ou gasóleo tradicional para alimentar o veículo.
Os veículos eléctricos plug-in (VEF) são semelhantes aos VHE, mas dependem mais da energia eléctrica do que o combustível tradicional. Os PEVs normalmente têm baterias maiores que podem ser ligadas a uma tomada eléctrica para recarregar, e podem não ter um motor tradicional a gasolina ou diesel.
Os veículos a gás natural (GNV) funcionam a gás natural comprimido (GNC), que é uma alternativa de queima limpa à gasolina e ao gasóleo. Os GNV têm normalmente uma gama mais pequena do que os veículos tradicionais a gasolina ou diesel, mas são muito mais baratos de operar.
Os veículos a propano são semelhantes aos veículos a GNV, mas funcionam com gás propano liquefeito (GPL). O propano é uma alternativa de queima limpa à gasolina e ao diesel, e os veículos a propano normalmente têm uma gama maior do que os veículos a GNV.
Os veículos a pilhas de combustível a hidrogénio (VCL) são o tipo mais avançado de veículo a combustível alternativo. Os FCVs utilizam um combustível Quais são os três tipos de veículos a combustível alternativo? 1. Veículos elétricos: Estes veículos são movidos por um motor elétrico ao invés de um motor a gasolina. Os veículos eléctricos incluem veículos híbridos eléctricos (HEVs), veículos híbridos eléctricos plug-in (PHEVs) e veículos totalmente eléctricos (EVs).
2. Veículos a pilhas de combustível: Estes veículos utilizam uma célula de combustível para converter a energia química de um combustível (geralmente hidrogênio) em eletricidade. Os veículos a pilha de combustível incluem tanto os veículos a pilha de combustível a hidrogénio (VCL) como os veículos a pilha de combustível a metanol (MFCV).
3. veículos a gás natural: Estes veículos são movidos por um motor de combustão interna que funciona a gás natural comprimido (GNC). Os veículos a gás natural incluem tanto veículos ligeiros (LDV) como veículos pesados (HDV). Um carro elétrico é um AFV? Não, os carros elétricos não são AFVs. Os AFVs são tipicamente definidos como veículos armados com armas ou outras armas, e os carros elétricos normalmente não possuem tais armamentos. Um carro pode funcionar com álcool? Sim, um carro pode funcionar com álcool. O álcool pode ser usado como combustível para carros, embora não seja tão comum como a gasolina ou o diesel. Os carros movidos a álcool existem há séculos, e ainda hoje existem algumas empresas que produzem carros que funcionam a álcool. Posso conduzir na faixa do HOV com um Tesla? Sim, você pode dirigir na pista HOV com um Tesla.
Porque é que as pessoas são contra carros eléctricos?
Há algumas razões pelas quais as pessoas podem ser contra carros eléctricos. Primeiro, os carros elétricos são muitas vezes mais caros que os tradicionais carros a gasolina ou diesel. Isto porque a tecnologia ainda é relativamente nova, e a infra-estrutura de suporte aos carros elétricos (como estações de carregamento) ainda não está tão difundida como poderia estar. Isto significa que as pessoas podem sentir que estão correndo um risco ao comprar um carro elétrico, pois podem não conseguir encontrar um lugar para carregá-lo se estiverem longe de casa.
Outra razão pela qual as pessoas podem estar contra os carros eléctricos é que requerem um tipo de manutenção diferente dos carros a gasolina ou diesel tradicionais. Por exemplo, as baterias dos carros eléctricos precisam de ser verificadas e substituídas regularmente, o que pode ser caro.
Finalmente, algumas pessoas podem simplesmente preferir a comodidade de um carro tradicional a gasolina ou a gasóleo em vez de um carro eléctrico. Os carros eléctricos podem demorar mais tempo a carregar do que a abastecer um carro a gasolina ou a gasóleo e, se alguém estiver a percorrer uma longa distância, pode não conseguir encontrar uma estação de carregamento.