Definição – o que significa vCPU?
Uma vCPU (CPU virtual) representa uma parte ou compartilhamento de uma CPU física que é atribuída a uma máquina virtual (VM).
Uma vCPU também é conhecida como processador virtual.
Definirtec explica vCPU
Em muitos sistemas de virtualização, os elementos de hardware são particionados em diferentes máquinas virtuais que podem fornecer a mesma funcionalidade das estações de trabalho de computador físico tradicional. Normalmente, o hipervisor, o programa que hospeda e gerencia máquinas virtuais, usa os recursos de um sistema físico e os atribui a uma VM específica.
Essencialmente, o hipervisor usa uma parte do ciclo físico da CPU e o aloca para uma vCPU atribuída a uma VM. Alguns especialistas consideram uma vCPU, não como uma CPU separada, mas como uma parcela do tempo gasto no núcleo do processador. Os administradores de sistema configuram diferentes alocações de recursos, onde diferentes VMs obtêm recursos de vCPU específicos.
Usando a virtualização, os administradores do sistema podem particionar os sistemas de hardware físico para fornecer mais funcionalidades. Nesse caso, as CPUs físicas individuais das estações de trabalho do computador são combinadas em um sistema onde especialistas em rede podem conectar recursos virtuais para uma rede totalmente montada que é mais versátil e consolidada em design.