Variável shell

Definição – o que significa variável Shell?

Uma variável de shell é uma variável que está disponível apenas para o shell atual. Em contraste, uma variável de ambiente está disponível em todo o sistema e pode ser usada por outros aplicativos no sistema.

Um shell é o interpretador de comandos do sistema operacional. Ele processa os comandos inseridos na linha de comando ou lidos de um arquivo de script de shell.

Definirtec explica a variável Shell

Uma variável é um local na memória usado para conter um valor. Este local recebe um nome para torná-lo descritivo. O valor pode ser qualquer tipo de dado, como nome, número, texto ou nome de arquivo / diretório. Portanto, uma variável nada mais é do que um ponteiro para um dado particular. Um shell permite que um usuário crie, atribua ou exclua variáveis. No entanto, essas variáveis ​​são apenas temporárias e são excluídas automaticamente quando a sessão do shell é fechada. Para tornar uma variável de shell persistente e disponível em todo o sistema, ela deve ser exportada, convertendo-a em uma variável de ambiente. O comando usado para fazer isso depende do shell específico que está sendo usado. No shell Bash usado pelo Linux, o comando é “export”.

Uma variável de shell é criada com a seguinte sintaxe: “variable_name = variable_value”. Por exemplo, o comando “set COMPUTER_NAME = mercury” cria a variável shell chamada “COMPUTER_NAME” com um valor de “mercury”. Para valores com espaços, devem ser usadas aspas. Embora não seja obrigatório, a convenção no Unix é usar letras maiúsculas para os nomes das variáveis. Além disso, no Unix, nomes de variáveis, como nomes de arquivos, diferenciam maiúsculas de minúsculas.