Varejo eletrônico (e-tailing)

Definição – O que significa varejo eletrônico (E-Tailing)?

O varejo eletrônico (e-tailing) é a palavra da moda para qualquer transação entre empresas e consumidores (B2C) que ocorre na Internet. Simplificando, o e-tailing é a venda de mercadorias online. Empresas como Amazon e Dell criaram o setor de varejo on-line ao colocar toda a experiência do cliente – desde a navegação nos produtos até a colocação de pedidos e o pagamento das compras – na Internet. O sucesso dessas e de outras empresas encorajou os varejistas mais tradicionais a criar uma presença online para aumentar suas lojas físicas.

O varejo eletrônico também pode ser denominado varejo pela Internet.

Definirtec explica varejo eletrônico (E-Tailing)

O e-tailing se expandiu rapidamente ao longo dos anos. No entanto, as primeiras tentativas de e-tailing incluíram planos excessivamente ambiciosos para uma experiência de compra inteiramente online. O Pets.com – um varejista online que falhou espetacularmente quando a bolha das pontocom estourou no início dos anos 2000 – é uma prova das limitações do e-tailing nos primeiros dias da Internet. Fazer com que os clientes comprassem produtos para animais de estimação online e esperassem pela entrega provou ser impraticável quando esses mesmos clientes poderiam obter o que precisavam em qualquer supermercado local.

Desde o fracasso dos modelos de e-tailing puros da bolha das pontocom, muitos varejistas escolheram uma abordagem híbrida, que envolve complementar os pontos de venda tradicionais com uma loja online. Como tal, o software e as soluções em nuvem surgiram para permitir que empresas de todos os tamanhos comecem a usar o e-tailing. Alguns sites maiores de e-tailing oferecem programas de afiliados, onde as empresas podem listar produtos em uma plataforma pronta em troca de uma porcentagem das vendas. Embora o e-tailing não esteja pronto para substituir totalmente os pontos de venda tradicionais, ele está crescendo em um ritmo muito mais rápido do que as lojas físicas.