Definição – o que significa Van Eck Phreaking?
O phreaking Van Eck é uma forma de espionagem digital por meio da qual um bisbilhoteiro detecta e analisa sinais digitais usando equipamentos que podem captar as emissões eletromagnéticas emitidas por um tubo de raios catódicos (CRT) ou display LCD. Isso permite que alguém leia as imagens no visor de outra pessoa à distância.
Existem maneiras de obscurecer ou reduzir a emissão de tela para impedir o phreaking Van Eck, mas não são comercialmente viáveis porque o risco de segurança que o phreaking Van Eck representa para o público em geral é considerado muito pequeno. Isso ocorre porque o phreaking Van Eck requer conhecimento especializado e equipamento de decodificação que não está amplamente disponível. Redes de computadores altamente sensíveis, no entanto, usam gaiolas de Faraday para evitar qualquer possibilidade de violação por meio do phreaking Van Eck.
Definirtec explica Van Eck Phreaking
A capacidade de ler um display usando a radiação eletromagnética que ele emite foi descoberta pela primeira vez por um pesquisador holandês chamado Wim van Eck. Em seu artigo de 1985, “Electromagnetic Radiation from Video Display Units: An Eavesdropping Risk?”, Eck forneceu a explicação teórica que torna possível o phreaking de Van Eck.
As emissões do display são coletadas e então demoduladas em um fac-símile compreensível do display, de forma que um display CRT que não seja eletromagneticamente blindado possa ser visualizado nas proximidades usando um equipamento especial. O alcance é limitado, portanto, o equipamento deve estar a uma curta distância da tela do computador de destino.
Acredita-se que os modernos painéis planos de LCD também sejam suscetíveis à escuta eletromagnética usando um método semelhante ao phreaking de Van Eck