Definição – o que significa validação de sintaxe?
A validação de sintaxe é o processo de verificar se a sintaxe de um programa está livre de editores de programação ou estilísticos. Existem várias ferramentas para verificar a sintaxe de quase todas as linguagens de programação. Alguns são executados localmente no computador e outros estão disponíveis online. Essas ferramentas também são conhecidas como “linters”, em homenagem ao utilitário lint que verifica se há erros em C.
Definirtec explica a validação de sintaxe
A validação de sintaxe verifica o código para vários erros de programação e estilísticos em linguagens de programação. Existem validadores de sintaxe, também chamados de linters, disponíveis para quase todas as linguagens de programação em uso. Um exemplo bem conhecido é o utilitário lint para sistemas operacionais do tipo Unix, escrito por Stephen P. Johnson no Bell Labs em 1979. O termo “linter” é derivado deste utilitário.
Os validadores de sintaxe podem verificar coisas além da sintaxe, sinalizando erros comuns, como usar variáveis antes de serem definidas e dividir por zero. Os validadores de sintaxe são altamente específicos para a linguagem de programação que está sendo verificada, projetados para destacar o estilo de código que vai contra as melhores práticas de uma comunidade de linguagem de programação. Os motores de busca revelam muitos verificadores de código online para a maioria das linguagens de programação.