Definição – O que significa Vale Uncanny?
O vale sobrenatural é um fenômeno que ocorre na psique humana e na percepção com relação a objetos semelhantes aos humanos, geralmente robôs e imagens, e determina nossa reação em relação a esse objeto. Ainda é apenas uma hipótese, e é afirmada no sentido de “à medida que um objeto como um robô fica mais parecido com o humano, a resposta de alguns observadores se tornará cada vez mais positiva e enfática, até que um ponto seja alcançado no humano do robô – semelhança além da qual as reações rapidamente se transformam em forte repulsa. ”
Definirtec explica Uncanny Valley
O conceito de vale estranho foi identificado pela primeira vez por Masahiro Mori, um professor de robótica, em 1970, que o chamou de Bukimi no Tani Gensho. O termo “vale misterioso” apareceu pela primeira vez no livro “Robôs: Fato, Ficção e Predição”, escrito por Jasia Reichardt e publicado em 1978. O conceito também foi vinculado ao ensaio de Ernst Jentsch de 1906 “On the Psychology of the Uncanny , ”Que mais tarde foi elaborado por Sigmund Freud em seu ensaio de 1919“ O Estranho ”.
O termo se refere à forma do gráfico formado ao traçar as reações das pessoas a diferentes objetos que aumentam continuamente em sua aparência humana. À medida que a semelhança humana do objeto aumenta, a afinidade das pessoas com ele aumenta até que um ponto é alcançado em que a semelhança humana se torna desanimadora, perturbadora e estranha. Este é o “vale” estranho, pois há uma queda imediata para a afinidade e então outra elevação imediata do outro lado, formando um “V” ou um vale.
É por isso que robôs como Wall-E e Eve da Pixar pareceriam fofos para a maioria das pessoas e robôs que são feitos para serem extremamente humanos, mas não são muito perturbadores – por exemplo, o andróide de treinamento dental Showa Hanako e o robô infantil CB2 – eles caia na região do vale misterioso no gráfico. Esses robôs têm rostos muito parecidos com os humanos, mas têm proporções desproporcionais ou cor de pele e textura que parecem borrachentas, ou têm um olhar vazio em seus olhos. Isso também prevalece em personagens humanos em filmes de animação CG.