Definição – o que significa unidade óptica?
Uma unidade óptica é um tipo de unidade de disco de computador que lê e grava dados de discos ópticos por meio da tecnologia de feixe de laser.
Este tipo de unidade permite que o usuário recupere, edite e exclua o conteúdo de discos ópticos, como CDs, DVDs e discos Blu-ray. As unidades ópticas estão entre os componentes de computador mais comuns.
Uma unidade óptica também pode ser conhecida como unidade de disco óptico (ODD).
Definirtec explica a unidade óptica
Embora uma unidade óptica possa ser usada para ler e gravar, ela é usada principalmente como um dispositivo de entrada. A funcionalidade de uma unidade óptica depende dos discos ópticos. Em outras palavras, uma unidade óptica não tem utilidade sem um disco óptico inserido nela.
Os drives óticos funcionam girando o disco inserido a uma velocidade constante, calculada em revoluções por minuto (RPM), que geralmente variam de 1,600 a 4,000 RPM, onde as velocidades proporcionam um tempo de leitura de dados mais rápido. O disco giratório em uma unidade óptica é lido com um feixe de laser propagado usando a lente embutida na cabeça da unidade óptica. As unidades ópticas usam principalmente um barramento ATA (Advanced Technology Attachment) ou um barramento ATA Serial, junto com uma interface de sistema de computador pequeno (SCSI) para enviar e receber dados do computador.