Definição – o que significa unidade endereçável de rede (NAU)?
Uma unidade endereçável de rede (NAU) é um componente Systems Network Architecture (SNA) da IBM que pode ser referenciado pelo nome e endereço, incluindo o ponto de controle de serviços do sistema (SSCP), unidades lógicas (LU) e unidades físicas (PU) . Um NAU em uma rede SNA é um componente que pode receber um endereço e também pode enviar e receber informações.
Definirtec explica Unidade endereçável de rede (NAU)
SNA descreve três unidades endereçáveis de rede significativas: LUs, PUs e CPs. Cada um desempenha um papel vital na configuração de conexões entre sistemas em uma rede SNA. Eles são explicados a seguir:
- Pontos de controle de serviços do sistema: os SSCPs oferecem serviços para lidar com uma rede ou sub-rede (geralmente em um mainframe). Os pontos de controle (CPs) controlam os nós SNA além de seus recursos. Geralmente, os CPs são diferenciados de UPs pelo motivo de que os CPs decidem quais ações devem ser tomadas, enquanto as UPs induzem ações a serem realizadas.
O SSCP do SNA é um bom exemplo de CP. Um SSCP pode ser o CP localizado em um nó PU 5 ou um SSCP empregado de acordo com uma técnica de acesso SNA, como o Virtual Telecommunications Access Method (VTAM).
- Unidades lógicas: LUs são um conjunto lógico de serviços que podem ser acessados de uma rede. LUs funcionam como portas de acesso do usuário final em uma rede SNA. Com LUs, os usuários podem acessar os recursos da rede. LUs também controlam a transmissão de dados entre os usuários finais.
- Unidades físicas: PUs são uma mistura de software e hardware que manipula os links para outros nós. As PUs são usadas para controlar e rastrear links de rede conectados, bem como outros recursos de rede relacionados a um nó específico. As técnicas de acesso SNA, como o VTAM, são usadas para implementar PUs em hosts. Além disso, os programas de controle de rede podem ser usados para implementar PUs nos controladores de comunicação.